quinta-feira, 4 de junho de 2009

"Alvaro Pereira assina em 4 minutos pelo FC Porto"


Golpe de teatro: Álvaro Pereira, lateral-esquerdo campeão da Roménia pelo Cluj, é desde ontem reforço do FC Porto - depois de ter sido noticiado como a caminho da Luz ou mesmo como sendo já jogador do Benfica.

A transferência tem semelhanças com o processo que o ano passado também envolveu outro uruguaio, Rodríguez: então como agora o Benfica encetou negociações para a assinatura de contratos (o de "Cebola" era para renovação) mas acabou por ser o FC Porto a ficar com o jogador.

Álvaro Pereira, de 23 anos de idade, assinou ontem na Embaixada de Portugal em Montevideu um contrato válido com os portistas para as próximas cinco épocas. O FC Porto pagará dois milhões de euros por 50% do passe e o valor dos restantes 50% fica pendente de uma outra novidade: dos jogadores que o dragão eventualmente venha a ceder ao clube actual de Álvaro Pereira, o Cluj, curiosamente treinado por um português: António da Conceição. A Roménia é um mercado emergente no futebol europeu e em perspectiva está uma cooperação efectiva entre os dois emblemas.

O processo de transferência do lateral-esquerdo para o futebol português, recorde-se, começou há várias semanas quando o presidente do Cluj, Iuliu Moresan, se deslocou a Lisboa e reuniu-se com Rui Costa. Um acordo por quatro milhões de euros foi assumido pelo presidente dos romenos, mas o Cluj pretendia pagamento a pronto e o Benfica desejava fasear os valores e o negócio foi ficando em banho-maria. Até ontem ficar descartado de vez.

No último fim-de-semana ninguém terá levado a sério a afirmação produzida ao "Record" por Alejandro Savic, empresário do jogador, segundo o qual existia "outra proposta", um pormenor a que juntava ainda o facto de ter afirmado que nunca terá sido posto ao corrente das negociações Cluj-Benfica. O aviso não continha um outro dado - o facto de o FC Porto dispor de boas relações com Savic.

O sentido de oportunidade que caracteriza o FC Porto acabou pois por ser decisivo para a contratação de Álvaro Pereira - um lateral-esquerdo veloz, muito ofensivo, com bom poder de remate, mas que pode também jogar a interior esquerdo, como o faz na Selecção do Uruguai.

Álvaro Pereira está, assinale-se, concentrado com a sua selecção em Montevideu e da qual fazem parte outros três nomes conhecidos do futebol português: Fucile, Rodríguez e Máxi Pereira.

O Uruguai joga no próximo sábado com o Brasil e na quarta-feira seguinte na Venezuela com o objectivo de qualificação para o Campeonato do Mundo do próximo ano.

B. I.

ÁLVARO Daniel PEREIRA Barragan

Data de Nascimento: 28.11.85

Naturalidade: Montevideu (Uruguai)

Peso: 80 quilos

Altura: 1,82 m

Clubes representados: Miramar (Uruguai), Quilmes (Argentina), Argentinos Juniors (Argentina) e CFR Cluj (Roménia)

Internacionalizações: 4

Sem comentários:

Enviar um comentário